"O nosso objetivo consiste na criação de um inventário com o maior número possível de testemunhos de sobreviventes do terramoto ocorrido a 1 de janeiro de 1980 dos Açores.”

O projeto Sismo d’Oitenta vem a ser conceptualizado há cerca de dois anos. Reunir as condições de trabalho perfeitas não foi uma tarefa fácil. Pretendemos homenagear e registar o máximo sobre esta tragédia, antes que os anos apaguem testemunhos, fotos, documentos e, sobretudo, as pessoas que são parte desta história. Em todos os momentos fomos movidos pela curiosidade de querer saber mais, reunindo fotos, fazendo entrevistas e trabalhando textos, tendo sempre a noção de que este é um trabalho nunca acabado.

Este, é um projeto sobre os açorianos que sobreviveram ao terramoto do dia 1 de janeiro de 1980, popularmente apelidado Sismo d'Oitenta.

João Aguiar
João Aguiar

Santa Cruz, Praia da Vitória

Atualmente no 2º ano da licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação na Universidade de Aveiro, é co-fundador do núcleo de curso e vice-presidente da Comunicação e Imagem da Associação Académica da mesma universidade. Entusiasta do audiovisual, dedicando-se sobretudo à fotografia e vídeo tendo já realizado diversos trabalhos galardoados nesta área.

jlaguiar94@gmail.com behance.net/joaoaguiar94

Luís Melo
Luís Melo

São Mateus da Calheta, Angra do Heroísmo

Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação, pela Universidade de Aveiro, atualmente estudante no Mestrado em Comunicação Multimédia. Amante da área da fotografia e programação para web, sendo a sua enorme paixão a terra natal, os Açores. Trabalho mencionado na edição 19 da revista "Madeira Digital", permitindo divulgar um pouco mais os Açores.

geral@luisfbmelo.com www.luisfbmelo.com

Luís Silva
Luís Silva

Conceição, Angra do Heroísmo

Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação, pela Universidade de Aveiro e Pós-graduado em Audiovisual e Multimédia, é freelancer na área desde 2008 e tem desenvolvido inúmeras atividades de voluntariado social na ilha Terceira. Atualmente estagia numa empresa multimédia em Aveiro. É também um grande entusiasta de design gráfico e design de interação.

e-mail behance.net/luismiguelsilva

Rúben Ramos
Rúben Quadros Ramos

São Mateus da Calheta, Angra do Heroísmo

É licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro, estudante de mestrado em Comunicação Multimédia e freelancer na área desde 2011. É cofundador da InvestMedia (Associação Investigadores de Multimédia e Audiovisual), e a sua paixão pela tecnologia e ilhas Açorianas, levaram-no à produção de vários projetos de âmbito cultural.

rtqramos@gmail.com www.rubenramos.pt

Agradecimentos:

Nossos familiares, Direção Regional da Cultura, Instituto Açoriano de Cultura, Câmera Municipal de Angra do Heroísmo, Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, Biblioteca Pública e de Arquivo de Angra do Heroísmo, Centro de Conhecimento dos Açores, Arquivo das Obras Públicas, Açoriano Oriental, Diocese de Angra, Igreja da Sé, Passo Episcopal, Quinta do Galo, Rádio Clube de Angra, Rádio Clube Asas do Atlântico, Waveyard Studio.
António Câmara, António Lima, António Rocha, Benjamim Nunes Bento, Carly Swenson, Dr. Francisco Maduro-Dias, Dr. Francisco Miguel Nogueira, Gilberto Cota da Rocha, Pe. Helder Fonseca, Ilídio Gomes, Dra. Isa Machado, Prof. Dr. João Carlos Nunes, Eng. João Miranda, José João Dutra, Jorge Silva, Jorge Silva (Filho), Dr. José Reis Leite, Enf. Lúcia Oliveira, Prof. Manuela Miranda, Manuel Anselmo Coelho Mendes, Maria Alice Dias, Marco Sousa, Manuel Meneses Martins, Maria Nélia Mendes, Manuel Silva Coelho, Nelson Faria, Nina Assis, Noélia Jorge, Eng. Paulo Barcelos, Patrícia Aguiar, Paulo Bettencourt, Phillipa Cardoso, Dr. Ricardo Botelho, Rodrigo Bento, Rui Felton Pimentel, Tharciso Manuel Ávila, Tiago Alves, Drª. Vanessa Dias.

Índice:

[FB] Fonte e/ou bibliografia.

Bibliografia:

[A] 10 Anos após o sismo dos Açores de 1 de Janeiro de 1980, vol. 1 e 2, 1º Ed. Lisboa: Carlos Guedes Oliveira, Arcindo R. A. Lucas e J. H. Correia Guedes, 1992. ISBN 972-49-1486-0, [B] CULTURA, Instituto Açoriano ‐ Problemática da reconstrução: sismo de 1 de Janeiro de 1980, vol. 1 e 2. 1º Ed. Angra do Heroísmo: Instituto Açoriano de Cultura, 1985. DEP. LEGAL PT-1683/85, [C] RECONSTRUÇÃO, Gabinete de Apoio - Relatório G.A.R.: Crise Sísmica 80. Angra do Heroísmo: Gabinete de Apoio e Reconstrução, 1980, [D] Jornal Açoriano Oriental, publicação de 5 de Novembro de 2013, [E] Desconhecido (1980). Colectânea de opiniões e artigos sobre o sismo de 1 de Janeiro de 1980, Angra do Heroísmo, [F] Administração em exercício. Diário Insular, Angra do Heroísmo, 3 de Fevereiro de 1980, [E] O Para está connosco. A União, Angra do Heroísmo, 10 de Janeiro de 1980.

Fotografias:

[1] Eng. João Miranda, [2] Arquivo da Direção Regional das Obras Públicas - Delegação da Ilha Terceira, [3] Paulo H. M. Enes, [4] Arq. António de Freitas Leal (C.M.A.H.), [5] Maria Alice Dias, [6] Mário Silva, [7] Benjamim Nunes Bento, [8] Desconhecido, [9] Anónimo

Sons:

[I] Arquivo Fonográfico dos Açores - Espólio Rádio Clube de Angra